3º Ano + Vestibular: A Preparação!


Se assim como eu, você está no terceirão do médio e além das obrigações escolares tem de lidar com a tensão do vestibular, recomendo dar uma lida neste post cheinho de dicas para você hein ;D


1. Leia!



Todo mundo sabe que é importante ler não é? Mas ler neste caso, não significa apenas ler livros didáticos não! Livros que você goste, jornais (uma benção para o vestibulando é estar por dentro das manchetes do jornal!), blogs e até mesmo o dicionário há muito que ler e você deve ficar esperta! Um site que acho ótimo para acompanhar, é o Guia do Estudante. Além de dicas e videoaulas, tem muitas curiosidades divertidas!


2. Escreva!



Sabe aquele trabalhinho de pesquisa de última hora que o professor passou? Faça ele escrito. Além de exercitar seu cérebro aumentando seu vocabulário, você aprende o assunto rapidinho dispensando tantas dúvidas que aparecem mais tarde! Pelo menos uma vez por semana, escreva uma redação sobre algum tema que esteve ou está na mídia em 2013.  Se puder, peça ao professor ou alguma pessoa que corrija sua redação, apontando seus erros e acertos.


3. Organização e Horários!



Ninguém merece estudar com aquele caderno todo desorganizado e mal cuidado não é mesmo? Por isso, sempre procure manter seu material limpo e guardado. Com um material bem colorido e limpo dá até uma forcinha a mais de estudar não é mesmo? Sobre horários, é bom ficar esperta! Tem hora de lazer e hora de estudar certo? Para não se distrair na hora de estudar, vai um conselho: procure um ambiente calmo e longe de tecnologias, pode ser até mesmo uma biblioteca, que além de silenciosa, possui muitos livros e artigos que podem te auxiliar nos estudos. O estudo (com exceção da escola e cursinho pré-vestibular) deve ser feito sozinho.


4. Seja Curioso



Só vai quem procura saber não é mesmo? Se você é daquelas que não tem vergonha de pergunta e explicar suas dúvidas ao professor, está de parabéns! O quanto antes, melhor! Se você é tímida, fale com o professor depois da aula. Vale tudo para acabar com essas dúvidas! Além disso, sempre que revisar suas matérias, procure fazer pesquisas regularmente sobre as mesmas. Isso é muito bom pois você reforça o que aprendeu em sala e ainda tem o que perguntar ao professor na aula seguinte. Abuse da tecnologia e aproveite para assistir videoaulas (tem muitos canais bons e divertidos no youtube, como este que tem até algumas videoaulas narradas pelo Goku, de Dragon Ball Z, um dos animes queridos da infância de muitas pessoas), Páginas no Facebook (isto mesmo, essa de Fotos Históricas por exemplo, é muito boa!) e outras opções é claro ;D


5. Resolva Antigas provas de Vestibulares


 

Essa daqui é uma das melhores dicas! Resolver provas de antigos vestibulares é uma ótima maneira de exercitar para esta corrida! Muitos destes arquivos estão disponíveis na internet (o ideal é você fazer download e se puder imprimir, melhor ainda!) para download, assim como muitos professores possuem estes arquivos. Tente resolver primeiro sem o gabarito e depois confira as respostas. Depois de já ter treinado bastante, que tal fazer isto calculando o seu tempo? É interessante analisar o tempo para você ter uma noção na hora da prova!


Gostou? Confere mais temas relacionados a este post: