Redação ENEM: Como se dar bem!

book, books, cute, fashion, girl, girly, school, tumblr

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) está chegando e é sua chance entrar na universidade ou faculdade. Uma das provas mais difíceis do exame é a temida Redação, onde você deve dissertar e argumentar sobre um tema "surpresa" e pode conseguir nota 1000. Clique em Leia Mais e descubra as dicas Uprising Teen para você arrasar na redação!


Estamos na "reta final", já é quase ENEM e muitos estudantes sentem-se mais ansiosos, principalmente pela aquela inquietação de qual tema será este ano e como proceder. Para isso, vamos entender um pouco mais de como funciona a estrutura e como deve ser feita a redação!

Estrutura de um texto dissertativo-argumentativo do ENEM


Um texto dissertativo-argumentativo é um texto onde você deve expor em 30 linhas, suas ideias sobre o problema apresentado, uma tese, a defesa desta, exemplificar e ainda: propor uma solução para este problema. Para um texto bem escrito, é importante que ele tenha pelo menos 4 parágrafos (o parágrafo introdutório, 2 de desenvolvimento e 1 de fechamento). Veja na imagem como funciona o texto dissertativo-argumentativo do ENEM:


dark, girl, green, grunge, hand, kawaii, miniskirt, nails, pale, plaid, pretty, school, skin, skirt, pale grunge

Ainda me sinto muito insegura, o que fazer até lá?


  Escreva sobre os temas que já caíram 
Uma das melhores coisas que você pode fazer até o dia da prova é pesquisar os temas anteriores e escrever sobre eles.

  Pesquise sobre programas sociais 
É super importante ir para a prova tendo em mente uma noção sobre os programas sociais que já existem no Brasil. Conhecendo-os você pode dizer como melhorá-los!

   Ler as redações nota 1000 do ENEM 
Todo ano, o ENEM disponibiliza as redações nota 1000 do exame. Com posse delas, você pode ter uma noção de como nem sempre, a redação mais certinha é a que leva 1000. É uma ótima ideia dar uma conferida em algumas para se inspirar!

  Leia e leia e leia mais 
Bons leitores geralmente produzem melhor uma redação. Vale tudo: desde aquele livro da saga Divergente e até os jornais mais famosos do país. É importante observar a diferença entre esses textos. Além disso, você pode obter sucesso conciliando os dois: a suave e clara técnica de escrita de um autor e as informações de jornais que você pode usar na sua redação!

  Assista videoaulas e leia mais sobre História, Geografia, Sociologia e Política 
Sem uma noção básica desses assuntos sua redação não terá uma excelente fundamentação. Por isso, aproveite estas últimas semanas para ler resumos e assistir videoaulas. 

   Leia mais o dicionário 
E olha que você vai precisar hein! Ter um bom vocabulário para escrever uma redação é essencial. Se você já for acostumada a escrever rotineiramente palavras que desconhece e depois pesquisá-las no dicionário é um excelente hábito.


Título, colocar ou não colocar?


  Se você não sabe como escrever um título, não o coloque 

Se você não é boa com títulos, é melhor não colocar. O título deve sempre ser criado ao final da redação e deve sintetizar o assunto com criatividade. Se você não consegue pensar em um título que possa surpreender, evite colocá-lo.


Bem, é isso pessoal, espero que tenham sido dicas úteis para vocês e que vocês tenham curtido a postagem. Boa prova para quem vai fazer XD